Agropecuária: o que é, tipos de sistemas e mais!

A agropecuária está presente entre os diversos assuntos abordados no Enem e nos vestibulares. Afinal, o Brasil é um país que tem esse setor muito forte, por isso ele é tão discutido no dia a dia.

Porém, para se dar bem na prova é preciso saber o que é, qual a sua importância e os sistemas utilizados. Para ajudar nessa missão, trouxemos este post, que conta mais sobre essas questões. Então, para aprender mais em relação ao assunto, continue a leitura. Vamos lá?

O que é agropecuária e qual sua importância?

A agropecuária é o termo que une os conceitos de agricultura e de pecuária. Sendo assim, o primeiro se refere ao conjunto de técnicas de cultivo do solo para obtenção de matérias-primas e alimentos, para humanos e animais.

Já o segundo é o nicho que engloba a criação de gado para alimentação. Podemos incluir na agropecuária a atividade extrativista, que nada mais é do que a extração de recursos naturais para a sobrevivência ou fins lucrativos, como por exemplo, madeira e frutos.

A produção agropecuária é desenvolvida no espaço rural, isto é, em áreas que se caracterizam pela tranquilidade e a presença de cobertura vegetal original e de animais silvestres.

Bom, como essa categoria tem como principal objetivo destinar os seus produtos, como carne, leite, grãos, couro e vegetais, para a alimentação e fabricação de outros itens, ela é considerado setor primário da economia.

Sem a agropecuária não seria possível que outras atividades econômicas fossem exercidas, pois precisam das matérias-primas obtidas por meio da pecuária, agricultura e extrativismo.

Compartilhe:

Mais Notícias

Rolar para cima