Um estado promissor e em pleno desenvolvimento agropecuário. Uma missão técnica formada por cooperados e Conselhos de Administração e Fiscal da Complem visitou o município de Novo Acordo, Tocantins, região localizada cerca de 1.100 km de Morrinhos. A comitiva foi conhecer de perto o potencial agrícola local e encontrou inúmeras possibilidades de instalar uma unidade da Cooperativa na cidade.
Atualmente, uma família de 15 produtores rurais de Santa Catarina e Paraná vivem na região. Migração que aconteceu há 10 anos. Todos com interesse em fazer parte de uma cooperativa para agregar valores e ganhar força em seu segmento. Além deles, vários agropecuaristas de municípios vizinhos também compartilham da mesma necessidade.
Edson Valdemar Goffi e sua família plantam, em média, 4 mil hectares, por ano. Veio junto com o pai o também produtor, Sr. Valdemar de Santa Catarina: “viemos desbravar Novo Acordo, fomos os primeiros a plantar aqui, porque encontramos uma grande oportunidade de crescimento no agronegócio e estávamos certos. Hoje, colhemos entre 70 e 80 sacas de soja por hectare e a Cooperativa vem de encontro aos nossos interesses e projetos para nos dar todo suporte que precisamos, já que não vamos precisar buscar fora insumos e tudo o que for necessário para nossas lavouras, além de linhas de crédito específicas. Por isso, aguardamos com entusiasmo a vinda da Complem”, comemorou o agricultor.
Durante a visita, a missão técnica conheceu algumas propriedades rurais utilizadas para o plantio de soja e milho e conversou com os agricultores. “Realmente encontramos em Novo Acordo um potencial para a instalação de uma loja Complem, porém estão sendo realizados estudos de viabilidade o que, em breve, serão concluídos e conclusivos para qualquer tomada de decisão”, afirmou Antônio José da Silva, diretor comercial.
Após as visitas foram apresentados às autoridades políticas estadual e municipal e aos produtores o organograma da Cooperativa, suas marcas, seu potencial e sua história. Para a prefeita de Novo Acordo, Deusani Batista, essa parceria entre município e Complem poderá representar um grande impacto não só na economia, mas também social. “Esse momento é de gratidão, pois sempre buscamos uma alternativa de trazer para nossa cidade uma empresa de agronegócio, já que sempre nos preocupamos com o desemprego e a Cooperativa nos traz essa garantia, além do desenvolvimento”, concluiu.
O presidente da Cooperativa Mista dos Produtores de Leite de Morrinhos, Sérgio Penido, agradeceu a acolhida e ressaltou que se tudo der certo, a Complem vai contribuir não só para o desenvolvimento do município, mas sim com a formação e capacitação de mão-de-obra: “esse é o sistema cooperativista, um sistema mais justo que divide recursos e proporciona a cooperação proporcional à movimentação econômica do cooperado, investindo sempre no associado, porque o progresso tem que vir junto com conhecimento e tecnologia. A ideia é poder trazer para Novo Acordo um espírito de família e integração, esse é o verdadeiro sentido do cooperativismo”, concluiu o presidente.