Nossa história
QUEM SOMOS
Assinando a Ata de criação da Cooperativa
Para nortear suas ações, a COMPLEM se baseia nos sete princípios do cooperativismo. Valorizando sua essência e colocando em prática seus valores. São eles:
1. Adesão voluntária e livre
2. Gestão democrática
3. Participação econômica dos membros
4. Autonomia e independência
5. Educação, formação e informação
6. Intercooperação
7. Interesse pela comunidade
A Complem foi fundada em 26 de junho de 1978 por um grupo de 200 produtores de leite. A história da cooperativa começou em 1975 com a Cooperativa Central de Laticínios do Estado de São Paulo, período em que a atividade leiteira crescia na região de Morrinhos e um grupo de produtores de leite se uniu para eliminar as dificuldades de comercialização da matéria prima. Contam os pioneiros que já no início foram entregues cerca de 2 mil e 300 litros de leite. O pioneiro fundador é Sebastião Godoy, primeiro presidente da Complem.
Nome: Cooperativa Mista dos Produtores de Leite de Morrinhos
Fundação: 26 de Junho de 1978
Gênero: Cooperativa de beneficiamento, industrialização e comercialização de produtos agropecuários.
Quadro social: 4.150 cooperados (2020)
Quadro funcional: 750 funcionários (2020)
Faturamento anual: Mais de R$ 500 milhões (2020)
(março de 2019 a março de 2022)
Conselho de Administração
Conheça os integrantes
Sérgio de Oliveira Penido
Diretor Administrativo Financeiro
Antônio José da Silva
Diretor Comercial
Igor de Souza Cândido
Diretor de Produção e Industrial
(março de 2019 a março de 2022)
Conselho Vogal
Conheça os integrantes
Ricardo Batista de Lima
José Rodrigues Vargas
José Augusto Moreira de Lima
Vágniton Silva Ribeiro
Juliano Caldeira Brazão
(março de 2019 a março de 2022)
Conselho Fiscal
Conheça os integrantes
Robson Rodrigues de Oliveira
Renato Estevão dos Reis
Alexandre Marques dos Reis
Sergio Augusto de Morais
Sueli Arantes
Danilo Nunes da Silva
A A.G.O. é realizada uma vez ao ano, de preferência no mês de março e é o órgão supremo de uma cooperativa conforme prescrição na legislação e no Estatuto Social. Nela são apresentadas propostas de investimentos, apresentação das sobras e sua destinação. O Conselho de Administração apresenta também as contas do ano que passou e os cooperados votam para aprovar ou não.
Todos os anos durante a A.G.O. é feita a eleição para o Conselho Fiscal. Três são eleitos.
Já o Conselho de Administração tem mandato para 03 anos. O atual Conselho fica até março de 2022.
Já a A.G.E. pode ser solicitada a qualquer momento pelo conselho de administração para mudança no estatuto ou qualquer assunto que seja de extrema urgência e importância para o bom andamento da cooperativa.
Participa todos os anos da Campanha Dia C – Dia de Cooperar desenvolvida em parceria com o Sistema OCB/SESCOOP-GO, Organização das Cooperativas Brasileiras.
Faz campanhas de arrecadação de leite, gêneros alimentícios para doar às entidades filantrópicas de Morrinhos, uma delas a São Vicente de Paulo.
Desenvolve também ações voltadas à preservação ambiental, plantio de mudas e ações para cooperados e colaboradores.
Agropecuário: a Complem é Cooperativa Mista de Produtores de Leite de Morrinhos, mas hoje atua em vários segmentos: leiteiro, pecuária, grãos, Insumos agrícolas (Loja Agropecuária), gêneros alimentícios (Supermercado).
Vários estudos vêm demonstrando que as cooperativas, nas regiões onde atuam, melhoram a qualidade de vida da população. As cooperativas, na busca por seus objetivos, direta ou indiretamente trabalham para promover o desenvolvimento sustentável da comunidade local ou regional nas quais estão inseridas.
Esse é um modo de promover o desenvolvimento, que possibilita o surgimento de comunidades mais sustentáveis, capazes de suprir suas necessidades imediatas e desenvolver suas potencialidades específicas. A cidade, a economia local, também sofrem transformações diante do trabalho das cooperativas.
A Complem – Cooperativa Mista de Produtores de Leite de Morrinhos é um exemplo disso, oferecendo produtos e serviços através do Laticínio, da Fábrica de Ração e Suplementos Minerais, do Armazém de Grãos, da Loja Agropecuária, do Posto de Combustíveis e do Supermercado. Além de fomentar a economia do município, a cooperativa gera 750 empregos diretos e inúmeros indiretos o que contribui para a mudança do cenário econômico de Morrinhos.