Na manhã desta terça-feira, 31, aconteceu na sede da ACIM (Associação Comercial e Industrial de Morrinhos) o “Café com Negócios Internacionais”, a iniciativa dá sequência a ações quem acontecendo no município há alguns meses e principal objetivo é mostrar que sim, é possível mesmo para o pequeno produtor vislumbrar a exportação de seus produtos. Além da Complem, tida como case de sucesso no que tange à Agricultura Familiar, marcaram presença representantes de várias empresas e instituições de Morrinhos e região, do IF Goiano, do Senai, do Peiex e do Governo de Goiás.
Na oportunidade, o Superintendente de Negócios Internacionais do Governo do Estado, Alexandre César reafirmou o compromisso do Governo do Estado com a Agricultura Familiar e o sucesso que a Complem vem alcançando nesse departamento “Encontramos na Complem, como case de sucesso que já é, a possibilidade de que ela seja uma incubadora de outras cooperativas futuras, não só aqui de Morrinhos mas de todo o estado de Goiás. É uma comunidade muito grande. Não podemos dar lugar à depressão. Temos que trabalhar juntos, vencendo este momento pandêmico para conquistar o mercado internacional com os nossos produtos goianos”.
Afinal, o que é o PEIEX?
PEIEX é o Programa de Qualificação para Exportação oferecido pela Apex-Brasil para que uma empresa inicie o processo de exportação de forma planejada e segura.
As empresas que nunca exportaram têm várias dúvidas em relação à comercialização internacional: Minha empresa está pronta para exportar? Qual é a melhor forma de fazer meu produto chegar a determinado mercado? Como deve ser a negociação com o comprador internacional? Como formar o preço do meu produto para outro país? Devo exportar diretamente, ou fazer uso de uma comercial exportadora?
Esses e muitos outros questionamentos foram esclarecidos durante o Café com Negócios Internacionais.